Somos co-responsáveis por tudo que aconteçe em nossa sociedade. Por isso, não podemos ficar em silêncio.

Primeiro, devemos ficar bem informados, não sobre as notícias do dia, mas também sobre os nossos representantes. Assim, para encontrar informações sobre todos os parlamentares em exercício nas Casas legislativas das esferas federal e estadual, e mais os membros das Câmaras Municipais das capitais brasileiras, num total de 2368 políticos. visite o site do Projeto Excelências

Depois de informados, devemos refletir e formar as nossas próprias opiniões – e manifesta-las.

Um dos meios de podermos registrar as nossas opinões (apoio, protesto, elogio, denúncia, comentário, sugestão…) é através de e-mail. Tenho ficado agradavelmente surpreendida com os resultados de e-mmails que já enviei… Acredito na Fábula do Beija-flor, tenho fé na Solidariedade das pessoas.

Seguem alguns links – é uma lista ainda muito pequena que serve mais para servir de exemplo, para ilustrar as possibilidades.

. para enviar mensagem ao Presidente da República

. para enviar mensagem aos Senadores Federais

. para enviar mensagem aos Deputados Federais

. o site da Câmara dos Deputados também oferece à sociedade civil organizada (ONGs, sindicatos, associações e órgãos de classe) um portal de acesso ao sistema de produção das normas para facilitar  a apresentação de suas sugestões legislativas. Essas sugestões incluem desde propostas de leis ordinárias e complementares, até sugestões de emendas ao Plano Plurianual (PPA) e à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

. para enviar mensagem ao Governo Estadual de Rio Grande do Sul, clique em “fale conosco” neste site.
. para enviar mensagem à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de Rio Grande do Sul, clique em “fale conosco” neste site.

. para enviar mensagem aos Deputados Estaduais, da Assembléia Legislativa do Estado de Rio Grande do Sul, clique em “Deputados” na barra lateral de esquerda, depois clique em “Lista dos Deputados” para ter acesso aos e-mails destes representantes estaduais.

. para enviar mensagens à Prefeitura de Porto Alegre, veja esta lista com os endereços do Gabinete do Prefeito e os vários Secretarias Municipais.

. para enviar mensagem aos Vereadores da Câmera Municipal de Porto Alegre, clique em “Vereadores” para ter acesso aos e-mails destes representais municipais.

. Abaixo Assinado.org – Todos tem direito de manifestar sua posição perante a sociedade.

. para manifestar-se sobre programas da TV Globo: Rede Globo – Central de Atendimento ao Telespectador (para enviar o seu elogio, crítica, sugestão ou pedido de informação)

. Para gerar, gratuitamente, uma petição para dar entrada de uma ação no Juizado Especial Cível. “O YouLaw é uma ferramenta desenvolvida por operadores do Direito, em parceria com designers e desenvolvedores, para facilitar o acesso de consumidores aos Juizados Especiais Cíveis. Aqui o usuário se informa sobre os seus direitos e aprende a exigí-los. O YouLaw disponibiliza um instrumento fundamental para o exercício da cidadania: uma petição judicial elaborada em conformidade com as determinações legais e orientações do Poder Judiciário. Nossa petição se aplica a todas as relações de consumo e pode ser utilizada por consumidores, maiores de 18 anos, que buscam uma indenização por danos materiais e/ou morais, no valor de até 20 salários mínimos (atualmente 12.440 reais).”

Anúncios