Muitas pessoas costumam manter em casa uma farmácia particular, sempre equipada com comprimidos para dor de cabeça, de estômago, xarope para  gripe, pomadas etc. Mas o que fazer quando os medicamentos vencem ou  simplesmente não devem mais ser usados?

Jogá-los no lixo comum ou no vaso sanitário é uma atitude que pode prejudicar o meio ambiente, pois os remédios geralmente possuem substâncias químicas que contaminam a água e o solo. O problema é que poucas pessoas sabem disso e quase não há informações sobre onde encontrar postos de recolhimento.

ler o artigo completo

Como e onde descartar os medicamentos:
– Plantas medicinais – Podem ser descartadas no lixo comum, pois são  consideradas lixo orgânico. Se estiverem encapsuladas devem ser abertas e o pó descartado separadamente das cápsulas vazias.
– Cápsulas com extratos secos – Devem ser descartadas em lixo próprio para medicamentos alopáticos, como locais que recolham resíduos de saúde.
– Medicamentos alopáticos sólidos (antibióticos, antiinflamatórios etc) –
Devem ser descartados em locais próprios que recolham resíduos de saúde.
– Medicamentos homeopáticos líquidos – Podem ser misturados com água fervente e descartados no vaso sanitário ou na pia.
– Glóbulos homeopáticos – Podem ser diluídos em água fervente e  descartados em vaso sanitário ou pia.
– Recipientes de vidro dos produtos homeopáticos – Devem ser encaminhados para os locais de recolhimento de resíduos de saúde, como a Dermus, devidamente limpos com água fervente.
– Recipientes de vidro de medicamentos alopáticos (xaropes, soluções etc) – Devem ser descartados em locais de recolhimento de resíduos de saúde, sem retirar o restante do produto da embalagem.
– Recipientes plásticos que acondicionam  semi-sólidos como cremes,  pomadas e loções – Devem ser limpos com papel e depois em água corrente com sabão. Em seguida o recipiente e o papel usado para retirada do excesso de produto devem ser encaminhados ao local de descarte.
– Bisnagas de alumínio – Devem ser abertas e limpas com papel e, em seguida, lavadas com água e detergente.

fonte: http://www.fabricacom.com.br

Anúncios