lixo

Tenho mais ou menos umas quatro caixas de livros/apostilas que queria doar para reciclagem. tem como retirar o material em casa? Estou juntando também óleo de fritura e vidro, mas não sei o que fazer! Separo todo o meu lixo para reciclagem; latas, garrafas plásticas, isopor, caixas em geral, vidros, embalagens diversas, etc.
Keila – de São Paulo

Keila, recicladores, sucateiros e até cooperativas se interessam por grandes quantidades de materiais, pois o processo de reciclagem envolve muitas toneladas para que seja viável. Ou seja, apesar de bem separado, o processo de logística (coleta, transporte, destinação) é mais caro do que o valor do seu material.

Sua atitude é louvável e deveria ser seguida por todos, mas compreendo que é difícil fazer a coisa certa sem ter apoio, que neste caso é da prefeitura, já que eles são responsáveis pelo destino dos resíduos do município.

Entre em contato com a prefeitura para saber quais as cooperativas de catadores, ou de reciclagem, próximos à você.

Mas minha dica é que se você entregar o material bem separado para um catador, ele se encarrega de juntar com outros muitos quilos de materiais recicláveis, dando destino correto a eles. Além disso, você estará contribuindo para esta classe de trabalhadores tão importante para a limpeza de nossas cidades e que adiam o esgotamento do espaço dos aterros e lixões.

Aproveite e leia aqui as dicas de como auxiliar os catadores em épocas de grandes quantidades de embalagens e muita comida, como no natal.

Se você consegue mobilizar os moradores do seu condomínio, leia aqui as dicas de como fazer a coleta

Parabéns pela sua preocupação com a reciclagem e o meio ambiente!

copiado do blog “Setor Reciclagem


Anúncios