A tecnologia nós traz muitos benefícios mas também cria novos problemas e riscos. Como podemos usar as novas tecnologias sem prejudicar a nossa saúde? Vamos refletir sobre a vista e os monitores de computador:

Telas X Olhos: Cuidados com a Visão

Assim como a tecnologia ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas, o mau uso dela pode causar danos à saúde. Quem passa muitas horas em frente ao computador está sujeito a contrair a Síndrome de Visão de Computador, um conjunto de sinais e sintomas típico dos novos tempos que afeta de crianças a idosos.

Alguns dos sintomas dessa síndrome são: olhos com sinais de irritação ou vermelhidão, secos, lacrimejantes; com coceira, fadiga ou a sensação de peso das pálpebras; sensibilidade à luz e dificuldade de manter o foco.

Segundo o diretor da Clínica Visão Laser e membro do Concílio Internacional de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Marcello Colombo Barboza, esses sintomas podem gerar problemas sérios de visão, como microlesões da córnea e fadiga do músculo do olho. Os efeitos da síndrome já são amplamente estudados no exterior. No Brasil, ainda há pouca informação sobre o tema.

ler artigo completo

Anúncios